Indignação com a C&A


Se você está lendo isto, é porque tive a coragem de postar! Nós, bloggers compartilhamos em nossos meios de comunicação experiências em promoções, mas esta publicação irá abordar o outro lado da moeda!

O capítulo dessa história começa em 18 de Abril do ano recorrente, quando eu estava visualizando o feed no meu Instagram eis que vejo uma publicação da C&A Modas (@cea_brasil):


No vídeo publicado pela marca o querido Alexandre Herchcovitch diz: "Ainda tá em tempo de você mandar a sua foto e participar do desfile!". Após assistir o vídeo, eu procurei mais informações no perfil da marca e no do estilista sobre essa tal "ação promocional" se é que podemos chamar assim.

Ao decorrer desse texto irei abordar um ponto importante, mas antes, depois de muita procura achei essa informação no site da marca: "o estilista Alexandre Herchcovitch juntamente com a C&A, elegeram vinte novos rostos escolhidos em um casting aberto para o público, através de uma ação em rede social."

Havia muitas imagens inspiradoras que me fez pensar: Por que não participar? Legal a estratégica de Marketing pois a cada foto publicada por participante irá gerar visibilidade para #alexandreherchcovitchparacea influenciando assim os amigos da pessoa que publicou a também participar. Entendeu como é esse "comportamento viral"?! Interessante, né? Abaixo segue a foto que eu publiquei:


Movido por impulso do momento, eu fiz maior divulgação e como você pode ver na foto acima teve 167 curtidas e 113 comentários. Aí você pode me questionar e falar: Poxa Eli, como você pode achar essa quantidade algo tão relevante? Eu te respondo que eu acompanhei todas publicações com a hashtag, onde eu notei em algumas fotos, as vezes, tinha muitas curtidas e o perfil da pessoa nem tinha aquele número de seguidores. Se você não sabe, infelizmente há pessoas que usam ferramentas para aumentar o número de seguidores e curtidas em fotos. Mais um detalhe interessante: uma foto não se torna principal publicação só com o número de curtidas, pois os comentários é peça importante. No Instagram, as publicações são dividas em publicações principais e mais recentes. -olha eu dando aula de Social Media, risos!- e eu publiquei a minha foto usando três hashtags, foram elas: A principal #alexandreherchcovitchparacea, e secundárias #alexandreherchcovitch e #ceabrasil. Durante alguns dias a minha foto ficou entre as 9 fotos das principais publicações das três hashtags, abaixo segue print:

De 2.863 publicações com #alexandreherchcovitchparacea a minha foto estava em 3º lugar das principais publicações!
De 11.453 publicações com #alexandreherchcovitch a minha foto estava em 1º lugar das principais publicações!
De 10.809 publicações com #ceabrasil a minha foto estava em 2º lugar das principais publicações!

Agora você entende o fluxo? Tudo isso mexeu com minha esperança, me fez acreditar que eu estaria entre os finalistas que iriam participar de um casting ao vivo com a presença do estilista  no dia 31/03. Esperei até essa data, o que me deixou em dúvida foi que ninguém divulgou quem era os finalistas... Aliás, isso é um mistério até hoje, porque não foi divulgado nada sobre essas pessoas. Até onde eu sei, realmente aconteceu um casting, porém as pessoas presentes eram modelos de fato. Sinceramente, em todos esses 5 anos de About Jovem não teria motivo parar mentir ou manipular nada. Eu apenas mencionei esse fato porque tenho contatos em São Paulo que me mandaram mensagem perguntando se eu queria entrevistar os modelos selecionados para o desfile de Alexandre Herchcovitch para C&A.  Foi aí que uma coisa encaixou na outra, sensação de que não houve transparência da marca pois eu acredito que quando uma marca lança uma ação em redes sociais em nível nacional, no mínimo deveria dá um feedback, um resultado ou resposta e não deixar essa dúvida na cabeça das pessoas que participou. Eu como um acadêmico em Publicidade e Propaganda, sinceramente isso tudo me serve como exemplo de como não fazer uma ação atrapalhada, complicada e confusa. Me faz questionar o que se passa na cabeça de quem criou tudo isso, se a intenção não era divulgar os selecionados, porque fez a ação? Era só para divulgar a C&A Brasil? A nova coleção da marca? São muitas as perguntas! Eu poderia muito bem passar horas escrevendo mais coisas, pois desde de manhã que eu estou sentando aqui em frente ao computador digitando a minha opinião.

Anos atrás eu participei de uma ação da Calvin Klein, onde o objetivo do concurso em si era divulgar o perfil da marca no Instagram. Estou falando da @calvinkleinbrasil e não @calvinklein. OK?! A minha experiência foi divertida, apesar que eu não ganhei a viagem para NY para participar do evento "Fashion Rocks" com presença do Justin Bieber e etc... mas em compensação fiz amizades e além disso quem ganhou foi uma amiga blogueira. Ou seja, a marca divulgou o resultado.

O meu carinho e admiração pelo Alexandre Herchcovitch continua a mesma coisa. Eu quero deixar registrado o quanto ele foi atencioso com as publicações nas quais eles foi marcado no Instagram. Acredite, ele curtiu minha foto! Eu não acreditei, mas OK. Tirei até print:

Agradeço a todos pela atenção e desculpa o desabafo, mas precisava fazer isso. Eu nem tive ânimo para acompanhar o desfile de lançamento da coleção HERCHCOVITCH;ALEXANDRE para C&A, que aconteceu no dia 11/04, na Praça das Artes, no centro de São Paulo.

Moral da História: com tantos pilantras no mercado, A TRANSPARÊNCIA na execução de um serviço é o marketing que mais funciona atualmente!

Abraços!
ESCRITO POR:
Elissandro Persil  é fundador do About Jovem, acredita que viver é bom, viver conectado é melhor ainda. Aos 22 anos, o pernambucano que atualmente reside no interior de São Paulo, é estudante de Publicidade e Propaganda, divide seu tempo com colaborações em outros sites e blogs. É entusiasta do compartilhamento de conhecimento e da interação com seus leitores.
http://facebook.com/elissandroo  https://twitter.com/elissandroo 


Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um Comentário: