Luiza Caspary para o About Jovem

É de uma satisfação tamanha observar o crescimento profissional de um bom artista. Acompanhar o início de sua jornada, os caminhos percorridos, as escolhas criativas e suas ações enquanto formador(a) de opinião. Suas ideias, reflexões, tudo que ao fim de um ciclo molda uma personalidade. Vê-lo nascer, se desenvolver e amadurecer é tarefa das mais compensadoras para qualquer um que realmente goste de arte.

Escrever sobre a cantora Luiza Caspary é de certa forma um modo de fazer esta introdução criar vida.



Quem são suas maiores inspirações e de que maneira te influenciaram para que se tornasse a artista que é hoje?
Nossa, eu tenho tantas inspirações... Começo sempre pelas mulheres da minha família, muito guerreiras! Vó, mãe e tias, muito orgulho! Elas me ensinaram a ser incansável e lutar pelos meus sonhos.

- Do seu repertório, tem alguma música que você ame especialmente apresentar e alguma que você não aguenta mais, mas que pedem muito?
Hahahahah, boa pergunta! “O Caminho Certo” é uma música que marcou muito minha vida, com certeza é a canção que mais me orgulho de ter feito, acho que nunca vou enjoar! E tem a “Zum zum zum” faixa 1 do disco que eu tenho minhas ressalvas, foi um debate longo entre eu e o produtor do disco... ela é a faixa 1 do disco, mas não sinto que ela me represente sabe? E sempre me pedem pra cantar, ela tem um quê lúdico, e acho que isso encanta as pessoas.

- Ao longo da sua vida profissional, já pensou em ser outra coisa, se não tivesse se tornado cantora?
Nunca, nunca e nunca! Desde muito pequena eu tive certeza do que queria, o meu palco era o jardim de casa, os passarinhos, gatos, borboletas e cachorro. Com todas as dificuldades, nunca pensei em desistir... é mais forte que eu, minha vida sem música não é possível, minha alma é minha voz.

- O que você pode comentar a respeito do Movimento Pop, Rock e MPB?
A cena de música independente, que é minha realidade atual, é desunida na maioria das vezes... Mas está rolando um movimento na MPB que tá chegando devagarinho, com parcerias musicais, shows coletivos... e isso é muito importante pra nos fortalecer.

- Uma cantora e um cantor que lhe inspira?
Por onde eu começo? Sendo breve: Marisa Monte, AmyWineHouse ... e Michael Jackson!

- Que recado você mandaria para aquelas pessoas que dizem 'será que ela dura?' referente a carreira?
Heheheh, ótima! Bem, embora tenham passado quase 20 anos desde que subi num palco e tive certeza que ali era meu lugar, a verdade é que só estou começando uma jornada, que eu enxergo de sucesso, já que é trilhada com muito amor, verdade e determinação. Assim como tem algumas pessoas que já conhecem meu trabalho, tem outras que só tomarão conhecimento quando eu estiver na grande mídia (e se Deus quiser estarei) e essas se farão a mesma pergunta: “Será que é boa ou é mais uma com sucesso de 15 minutos?” – Aí, eu lhes direi para terem calma, foram só 20 anos de estrada até aqui, ainda me faltam pelo menos 50 para percorrer, espero...

- Você está mais forte do que nunca no YouTube. Essa migração se deve a baixa venda de álbuns e o aumento da pirataria?
O YouTube é uma ferramenta maravilhosa para todos! Não só para cena independente, mas inclusive para quem já tem certa fama gerar conteúdo. Musica, cinema, humor, vlogs, moda, tudo se passa nessa plataforma. Acredito que o que torna um canal forte lá é foco, direcionamento e produção de conteúdo constante! Eu não relacionaria as duas coisas, pois no YouTube também se ganha com direito autoral.

- Em seu canal na internet, você faz releituras de grandes sucessos da música. Como é feito o processo seletivo desses covers?
Gosto pessoal, sempre! Depende do contexto. “Show Das Poderosas na Voz de 10 cantoras” foi pro lado do humor. Mashup de Naldo com Foster The People e Gotye também. Mas nunca gravo por gravar, preciso gostar da música. Às vezes acordo com ideias de Mashup na cabeça e anoto, e vou fazendo...

- De Luiza para Luiza. Quem é Luiza Caspary?
Se eu soubesse, seria mais fácil hehehe, estou em constante fase de descobrimento. Mas sou muito intuitiva, determinada, verdadeira, workaholic, apaixonada pela vida, por histórias, pessoas e por bichos! Não tenho rotina, cada dia uma nova surpresa. Não sou daquelas pessoas cheia de amigos pra fazer número, mas tenho um coração enorme que dá espaço a quem merece!

- Os seus fãs estão comentando o teu potencial de sucesso devido a sua constante interação com eles nas redes sociais. O que pensas e comentas a respeito?
Eu acredito nisso, respondo todos, sem exceção! E que bom que consigo! Sentir a interação rolando de verdade é muito estimulante para um fã, eu sei por mim, que já enviei mensagens pra diversos artistas que admiro, um deles me respondeu – Marcelo Jeneci, eu já era mega fã dele, agora nunca mais vou esquecê-lo pela generosidade e atenção que me deu.

- Curiosidades! Pensas em realizar outros trabalhos artísticos como apresentadora de rádio ou televisão? Que surpresas você reserva no próximo álbum?
Sim, o teatro faz muita falta na minha vida, é algo que todos deviam ter no currículo, um curso de teatro! Abre a mente, nos livra de pudores, é mágico! Adoro teatro, cinema e TV, adoraria apresentar um programa, fazer musicais, filmes e novela, quem sabe um dia?
Para o próximo álbum eu preparo mais músicas em português, com uma unidade definida entre si. O primeiro disco foi uma loucura de testes, agora já me conheço um pouco mais.

 - Você tem alguma qualidade que chame atenção?
Acho que ajudar os outros... adoro fazer conexões, apresentar as pessoas umas às outras, fazer projetos acontecerem, instruir! Eu seria uma ótima produtora, agenciadora hehehe, mas quero ser artista!

- Um site que acessa com frequência?
YouTube, pra ver Música e Humor, Facebook e Instagram pra gerar conteúdo e responder a galera, e quando dá adoro ligar a Apple TV e assistir filmes e as palestras do TED.

 - Sobre sonhos a realizar. Você tem algum?
A verdade é que já me sinto muito realizada, faço o que amo, mas sonho em viver de verdade de música, fazendo shows com estrutura de “gente grande” , ganhando dinheiro com música autoral, sendo mais artista e menos empresaria... e atuar mais como atriz. Porém sonho em fazer tudo isso sendo uma pessoa muito calma e equilibrada, será que eu consigo?

- Tem medo de ficar sem?
Voz ... Me sinto nua e desprotegida. Água, ar puro ... Estamos acabando com o planeta!

- Um livro?
A Profecia Celestina.

- Uma frase?
“Seja você a mudança que quer para o mundo” - Gandhi

- Mania?
Sonhar acordada...

- Luiza Caspary, muito grato pela entrevista. Mande um recado aos leitores do About Jovem que curtem o seu repertório de músicas cativantes.
À todos os leitores do About Jovem, eu agradeço demais a vocês que curtem meu trabalho, pois um artista não é nada sem seus ouvintes, admiradores, etc... Vocês são a minha força! E pra quem quer ser ou sonha ser artista, uma única dica: Se entregue!! Faça a sua verdade, não vá atrás do que "está na moda" , isso é sempre passageiro. Beijos!!!


Música e Inclusão, isso é possível?
Assista o Clipe "O Caminho Certo" com Audiodescrição e Legendas e descubra!



Esses recursos permitem que pessoas com deficiência visual e auditiva tenham acesso às informações, de forma justa!

Luiza Caspary, a primeira cantora inclusiva do Brasil agora na VEVO!



Agradecimentos: Tudo Em Pauta em especial a Erika Digon e Juliana Gaspar
Fotografias: Leandro Neves 

ESCRITO POR:
Elissandro Persil
Fundador - Editor Chefe

Twitter: twitter.com/elissandroo
Facebook: facebook.com/elissandroo
Instagram: instagram.com/elissandropersil
Email: contato@aboutjovem.com
Bio: Viver é bom, viver conectado é melhor ainda.

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um Comentário: