A maneira inacreditável que filme "Jogos Vorazes" está inspirando Manifestantes na Tailândia contra golpe militar


A saudação de erguer o braço com três dedos levantados, utilizada no filme "Jogos Vorazes", é agora um símbolo de protesto contra o golpe militar na Tailândia.

Cena do filme "Jogos Vorazes: Em Chamas"

Ativistas tailandeses que protestam recente golpe dos militares começaram a usar a saudação de erguer o braço com três dedos levantados, utilizada no filme "Jogos Vorazes". No domingo, um grupo de cerca de 100 manifestantes, muitos dos quais usaram o gesto, se reuniram em um shopping Bangkok para expressar sua desaprovação da junta.  Segundo alguns manifestantes, o símbolo representa o lema da revolução francesa "liberdade, igualdade e fraternidade". Já no longa The Hunger Games, o gesto é feito pela personagem Katniss, interpretada por Jennifer Lawrence, e depois replicado por outros distritos como forma de manifestação contra as restrições da capital.


As autoridades não estão tomando o uso do gesto de ânimo leve. "Nós sabemos que se trata do filme, e vamos dizer que ela representa a resistência contra as autoridades," Coronel Weerachon Sukhondhapatipak, um porta-voz da junta, disse à Associated Press. "Se um único levantar três dedos no ar, não vamos prendê-lo. Mas se houver uma concentração política de cinco pessoas ou mais, então vamos ter que tomar algumas medidas. Se persistirem, vamos ter que realizar prisões."


Brad Adams, diretor da Ásia da Human Rights Watch, disse ao Washington Post que a reação da junta não se justifica, dizendo: "O ataque de militares tailandeses sobre os direitos humanos básicos, aparentemente crescido não só para direcionar os manifestantes pacíficos, mas agora também mais silencioso, bem como - uma vez agora apenas segurando um braço com uma saudação de três dedos é o suficiente para ganhar a ira da junta".


No momento, os líderes do Conselho Nacional para a Paz e a Ordem (CNPO) estão averiguando o real significado do gesto para depois decidir se ele deve ser banido no país.

 Após setes meses de crise política, o chefe do exército tailandês anunciou no dia 22 de maio um golpe de Estado na Tailândia.
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um Comentário: