Andy Warhol: O Grande Expoente da Pop-Art


A grande terra da rainha, além de nos presentear com bandas como: The Beatles, Rolling Stones, Sex Pistols, entre outras. Também foi a responsável pelo surgimento de um dos movimentos mais célebres do século XX, a inovadora Pop – Art, mas foi na terra do Tio Sam que tal movimento tomou grande popularidade, e o responsável por tal feito foi, Andy Warhol. É sobre ele que falarei hoje.




Este estudou no famoso Carnegie Melon University (antigamente conhecido como Instituto de Tecnologia Carnegie) fez um curso de Design, já revelando suas qualidades e seu estilo Andy causava polêmica e admiração entre seus colegas.

Lata de Sopa Campbell (1962) e “The Velvet Underground And Nico” com a famosa capa da banana
 

Na década de 60 Warhol apropriou – se da Pop – Art e escreveu seu nome e do próprio movimento no cenário artístico do século XX. Usando grandes marcas e famosos personagens, como podemos ver em obras como Lata de Sopa Campbell (1962), Eigth Elvises (1963) e Gold Marilyn Monroe (1962) - meu quadro favorito – ele transformou – se no grande expoente deste movimento.

Eigth Elvises (1963) e Gold Marilyn Monroe (1962)


Mas Andy não ficou conhecido apenas como pintor, ele foi cineasta, empresário e criador da atual frase “no futuro, toda a gente será célebre durante quinze minutos”. Além de criar e financiar a banda do eterno Lou Reed, The Velvet Underground. Seu primeiro álbum “The Velvet Underground And Nico” com a famosa capa da banana, desenho do próprio Andy.




Por estas e outras que este loiro da Pensilvânia, foi à cobaia de mais uma de minhas matérias!
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um Comentário: